segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Quem Precisa de Psicoterapia?

Precisa de psicoterapia quem não está contente com a sua qualidade de vida, com baixa auto-estima, sofrendo com insegurança, depressão, ansiedade ou com muita instabilidade emocional, ou ainda, com problemas nos seus relacionamentos.

Veja se nos últimos tempos, com frequência, têm ocorrido os fenômenos abaixo citados. Se, a incidência for de mais de 3 “sim”, talvez, você possa via a pensar em fazer uma psicoterapia.

Vamos ver?

01. Você fica martelando sobre erros e deficiências pessoais?

02. Preocupar-se com o que os outros dizem a seu respeito e sentir-se vulnerável a esses comentários?

03. Está insatisfeito consigo mesmo em situações em que não consegue ser autêntico?

04. Tem necessidade imperiosa de mostrar seu valor e excelência?

05. Tem crises existenciais frequentes?

06. Tem vontade de fazer uma mudança completa em sua vida, em alguns aspectos ou todos eles?

07. Se auto-recrimina quanto tem que fazer coisas que julga eticamente erradas?

08. Percebe que o tipo de vida que está levando é diferente daquele que gostaria de estar vivendo?

09. Perceber-se incapaz de mudar sua vida em função do que já construiu, ou considerar que, mesmo que quisesse, não saberia por onde começar uma construção segura?

10. Tem tendência em menos valorizar suas realizações, posses e talentos?

Diferença entre Cliente e Paciente

O “cliente” é aquele que recorre a alguém mediante retribuição, participando ativamente do processo.

O “paciente” é aquele que sofre, suporta ou se submete passivamente a uma intervenção.

Em Gestalt o cliente nunca é passivo. O terapeuta e seu cliente são dois “parceiros” envolvidos numa relação dual autêntica. Este é um dos pontos que caracterizam a Gestalt-Terapia. E podemos destacar aqui a qualidade de “parceiro”, que é uma pessoa a que estamos associados, com quem conversamos ou com quem estabelecemos uma relação.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Diferença entre Psiquiatra, Psicanalista e Psicólogo

O Psiquiatra é um médico que fez residência em psiquiatria, que geralmente trata a pessoa através de medicamentos, que se prestam aos transtornos psiquiátricos, procurando as causas orgânicas de seu quadro. Alguns psiquiatras também fazem psicoterapia, pois eles têm algumas matérias na residência sobre isso.

O
Psicanalista é um profissional com formação superior em qualquer área, inclusive psicologia, que se especializou em psicanálise, que é uma das várias abordagens psicoterápicas que existe desenvolvida por Sigmund Freud.


O
Psicólogo fez 5 anos de faculdade de psicologia, com uma formação multidisciplinar, enfocando tanto a parte humana quanto a biológica e estuda várias abordagens psicoterápicas, escolhendo uma para atuar. Além de ser psicoterapeuta, a atuação profissional do psicólogo abrange outras áreas, como a de recursos humanos em empresas, a orientação vocacional e a aplicação de testes psicológicos, a avaliação neuropsicológica, entre outros.


O Gestalt-terapeuta não procura compreender o sintoma e sustentá-lo, justificando-o. Nem procura eliminar o sintoma ou ignorá-lo. Ele se dispõe a explorá-lo com seu cliente, compartilhando essa aventura a dois, numa relação de empatia, onde o terapeuta está presente como pessoa, numa relação atual “Eu/Tu” com o cliente.

Benefícios da Psicoterapia

Os benefícios da Psicoterapia para a saúde da pessoa são vários e entre eles estão:

* Melhora na qualidade de vida
* Aumento da auto-estima
* Maior segurança em tomadas de decisões
* Autonomia
* Amadurecimento pessoal
* Equilíbrio e estabilidade emocional
entre muitos outros...

Ela também pode ser utilizada de maneira preventiva, evitando que possíveis problemas psicológicos venham a se desenvolver ou evoluir quando não tratados de maneira adequada.

É indicado que se procure um profissional para que este possa auxiliá-lo na compreensão de seus sintomas e dificuldades, pois assim estará poupando seu tempo e evitando maior desgaste e sofrimento psíquico.

Os resultados vão depender muito da participação da pessoa, tanto no comparecimento às sessões, quanto na disposição em falar sobre os assuntos que o incomodam. É preciso também considerar que as pessoas são diferentes umas das outras e que uns precisarão de mais tempo que outros para se sentirem melhor.

Finalmente, a confiança do cliente no terapeuta é de fundamental importância para o sucesso da terapia.

A Primeira Consulta


Você agenda sua primeira consulta por telefone.

Com dia e horário marcado você terá 60 minutos para expor o que o levou a procurar o psicólogo, suas necessidades, intenções, dificuldades e esclarecer suas dúvidas. Será orientado sobre todos os aspectos do processo terapêutico.

É um tempo reservado para você.

Você não vai falar o tempo todo, sem ter um retorno imediato. Na Gestalt Terapia, que é a abordagem psicoterápica que adoto, trabalha-se sempre no presente, no que você está sentindo e se alguma coisa do passado lhe trás aborrecimento ou conflito, nós o traremos para o AQUI e AGORA.


Neste primeiro encontro você não terá um compromisso em fazer esse trabalho. Sua decisão será respeitada.

Cada profissional tem sua maneira de trabalhar, cada um com suas particularidades. É importante você ficar à vontade, gostar, se sentir acolhido e entendido.

Quem é o Psicólogo?

O psicólogo é um profissional da área da saúde, com 5 anos de formação em nível superior, que atua em área clínica (consultório), escolar e industrial.

Atuo na área clínica e como psicóloga eu não prescrevo medicamentos, o que cabe ao médico fazê-lo. O psicólogo não muda ninguém. Trabalha buscando auxiliar na mudança que o cliente quer fazer para si mesmo.

As pessoas vem até mim trazendo suas dificuldades, queixas, conflitos, problemas e o que as aflige, e o meu trabalho é ouvi-las
e juntos, como parceiros, desenvolveremos atitudes e comportamentos necessários para atingir os objetivos do cliente.

Atendo pessoas com dificuldades de relacionamento, com depressão, pessoas ansiosas, com crises existenciais, que querem fazer mudanças em suas vidas e não sabem como, que se auto-recriminam, que se sentem vulneráveis a comentários alheios, com baixa auto-estima, com tendência a valorizar menos seus talentos e potenciais. Ou ainda, pessoas que não apresentam nenhum problema específico, mas querem refletir sobre alguns aspectos da sua vida.

A psicoterapia é um aprendizado de lidar consigo mesmo, com seus conflitos, com os problemas do dia-a-dia.

Tem portanto, como objetivo, auxiliar as pessoas no processo de auto conhecimento, a lidar com as dificuldades e conflitos, e construir junto com o terapeuta novas formas de enfrentar os seus problemas, para melhorar a qualidade de sua vida e as relações com as pessoas à sua volta.

domingo, 23 de agosto de 2009

Pensamento


" Não apresse o rio,

(ele corre sozinho)"

Barry Stevens

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Objetivo da Psicoterapia






O principal objetivo da Psicoterapia, não é transportar
o cliente para um impossível estado de felicidade,
mas sim ajudá-lo a adquirir firmeza e paciência
diante do sofrimento.

A vida acontece no equilíbrio entre a alegria e a dor. Quem não se arrisca para além da realidade jamais encontrará a verdade.

O que é Psicoterapia?


O foco principal da psicoterapia está em ajuda-lo a entender melhor seus problemas, atuais ou não, que interferem no seu
dia-a-dia e a desenvolver maneiras de lidar com eles.

A Psicoterapia proporciona uma visão mais ampla sobre si mesmo, levando-o a compreender melhor o seu modo de vida, bem como, a forma como se relaciona com o mundo a sua volta. Assim, cliente e psicóloga, examinam áreas emocionais e sociais que afetam a vida diária ou em situações específicas.

Muitas vezes, é um conhecimento, que você já tem, mas não sabe como lidar; sentindo-se aprisionado em determinadas situações.

Todo momento é um bom momento para se auto conhecer e para tornar a sua vida ainda melhor.