domingo, 31 de janeiro de 2010

Pesquisa: 98% das cidades brasileiras têm problemas ligados ao crack

Presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) critica plano de ação do governo federal
Rafael Moraes Moura - O Estado de S. Paulo

CNM. Mapeamento_do_Crack. 2010.pdf

BRASÍLIA - O consumo de crack já se alastrou pelo País, aponta pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgada na manhã de hoje, em Brasília. Levantamento feito com 3.950 cidades mostra que 98% dos municípios pesquisados enfrentam problemas relacionados ao crack e a outras drogas. "Falta uma estratégia para o enfrentamento do uso do crack. Não há integração entre União, Estados e municípios", alertou o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
Ziulkoski criticou o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, lançado pelo governo federal em maio deste ano. "É um programa que não aconteceu, praticamente nenhum centavo chegou". Ao apresentar os números, ele disse que não avaliaria se a iniciativa teve intenções eleitoreiras. "Apenas estou trazendo números e realidades".

A CNM observa ainda que, embora haja um grande esforço para a redução da mortalidade infantil, não há política de Estado de prevenção à mortalidade juvenil. A confederação também ressalta a importância de ações na região de fronteira para impedir a entrada de droga no País.

Números. O estudo da CNM constatou que, dos municípios pesquisados, apenas 14,78% afirmaram possuir Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que oferece atendimento à população e acompanhamento clínico de pessoas com transtornos mentais, entre eles usuários de drogas.

Quando o assunto foi a existência de programa municipal de combate ao crack, 8,43% das cidades alegaram possuir alguma iniciativa dessa natureza. Mesmo sem um programa definido e com a falta de apoio das demais esferas de governo, 48,15% dos municípios realizam campanha de combate ao crack, aponta a pesquisa.

Ações do governo. Em maio deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que criou o Plano Integrado para Enfrentamento do Crack, destinando R$ 410 milhões com o objetivo de duplicar, ainda em 2010, o número de vagas para internação de usuários da droga. O plano também visa treinamento de profissionais na rede pública de saúde e assistência social para atender os usuários e a família, além de medidas de combate ao tráfico.

A presidente eleita Dilma Rousseff citou em diversas ocasiões o combate ao crack como uma de suas prioridades no plano de governo. Ainda como pré-candidata, Dilma afirmou que estava preocupada com a droga, que "mata, é muito barata e está entrando em toda periferia e em pequenas cidades", prometendo enfrentar "essa ameaça com autoridade, carinho e apoio."

Fonte: UNIAD

sábado, 30 de janeiro de 2010

Pisicoterapia Infantil

A Psicoterapia Infantil, destina-se a trabalhar com crianças de até 12 anos que apresentam alguma dificuldade de relacionamento social, escolar e familiar, problemas de comportamento como:

agressividade

hiper-atividade

apatia

problemas de medo excessivo

enurese noturna (urinar nas vestes dormindo)

encoprese (evacuar nas vestes)

insegurança

sentimento de culpa

baixa auto-estima

auto-imagem negativa

ou ainda situações de trauma (abuso sexual, violência física ou psicológica, abandono, perda de ente querido, etc.).

Através de jogos dirigidos utilizando-se de argila, areia, água, tinta, estórias, gravuras, desenhos, ferramentas e muitos outros materiais lúdicos, proporciona à criança a expressão livre de suas fantasias, medos e sentimentos, para que ela espontaneamente expresse o seu conflito interno.

Será feita uma entrevista inicial com os pais ou os cuidadores dessa criança para ouvir a queixa e também para explicar o método a ser utilizado, e como será feita a adaptação da criança à terapia.

Nessa ocasião, será discutido o valor dos honorários e será firmado um contrato verbal sobre dia e horário de atendimento, que pode ser flexível, mediante entendimento prévio.

Após algumas seções, os responsáveis serão convidados para uma orientação, visando uma maior compreensão e elaboração da dinâmica familiar.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Como Agendar a Psicoterapia

Você pode fazer terapia individual ou em grupo.

Para agendar seu horário ligue para (11) 9977-3298 (não esqueça de deixar seu nome e telefone na secretária eletrônica).

Ou envie um e-mail para: minespab@gmail.com

Entrevista inicial para procedimento individual

Será agendado um horário para um período de 60 minutos, ocasião em que o psicólogo ouvirá a queixa do cliente, irá expor seu método de trabalho e esclarecerá suas dúvidas.

Será firmado um contrato verbal sobre dia e horário de atendimento, que pode ser flexível, mediante entendimento prévio.

Nessa primeira entrevista discutiremos também os honorários e a forma de pagamento, levando em consideração a disponibilidade financeira do cliente e dependendo também do procedimento terapêutico a ser adotado e da freqüência semanal necessária.

Procedimento para grupo

Uma pessoa interessada em participar de grupos terapêuticos deverá agendar uma entrevista com uma das psicólogas para um primeiro contato e verificar a disponibilidade de horário em função dos grupos existentes.

Nesse caso, o dia e horário de atendimento não serão flexíveis, em função da implicação com os demais componentes do grupo. Esse encontro servirá também para esclarecer dúvidas sobre como participar de um grupo terapêutico.

Nessa forma de atendimento, o valor dos honorários é mais econômico, com pagamento mensal, sendo o grupo conduzido por duas psicólogas simultaneamente.

No decorrer do processo terá a possibilidade de agendar um seção individual com uma das psicólogas, sem acréscimo financeiro.