sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Quem é o Psicólogo?

O psicólogo é um profissional da área da saúde, com 5 anos de formação em nível superior, que atua em área clínica (consultório), escolar e industrial.

Atuo na área clínica e como psicóloga eu não prescrevo medicamentos, o que cabe ao médico fazê-lo. O psicólogo não muda ninguém. Trabalha buscando auxiliar na mudança que o cliente quer fazer para si mesmo.

As pessoas vem até mim trazendo suas dificuldades, queixas, conflitos, problemas e o que as aflige, e o meu trabalho é ouvi-las
e juntos, como parceiros, desenvolveremos atitudes e comportamentos necessários para atingir os objetivos do cliente.

Atendo pessoas com dificuldades de relacionamento, com depressão, pessoas ansiosas, com crises existenciais, que querem fazer mudanças em suas vidas e não sabem como, que se auto-recriminam, que se sentem vulneráveis a comentários alheios, com baixa auto-estima, com tendência a valorizar menos seus talentos e potenciais. Ou ainda, pessoas que não apresentam nenhum problema específico, mas querem refletir sobre alguns aspectos da sua vida.

A psicoterapia é um aprendizado de lidar consigo mesmo, com seus conflitos, com os problemas do dia-a-dia.

Tem portanto, como objetivo, auxiliar as pessoas no processo de auto conhecimento, a lidar com as dificuldades e conflitos, e construir junto com o terapeuta novas formas de enfrentar os seus problemas, para melhorar a qualidade de sua vida e as relações com as pessoas à sua volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário