sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Química do sono ensina que é bom adormecer cedo




Melatonina, hormônio que regula o sono, começa a ser produzida no fim da tarde e atinge pico à meia-noite; o ideal é dormir antes disso

As avós tinham razão quando diziam que criança tem de ir para a cama cedo – mesmo aquelas que podem dormir até tarde na manhã seguinte. Isso porque a melatonina, hormônio que regula o sono, começa a ser produzida com o entardecer a tinge seu pico por volta da meia-noite. Durante esse período em que a curva de liberação é ascendente, o sono vem mais fácil e com mais qualidade.

“Se dormir após a meia-noite se torna um hábito desde criança, o custo na adolescência pode se imenso”, diz a neuropediatra Márcia Pradella. Segundo ela, apenas 3% das pessoas possuem um distúrbio real no relógio biológico que as impede de dormir cedo mesmo quando necessário. “O resto é mau hábito”.

Acostumada desde os 2 anos a esperar o pai chegar do trabalho para ir dormir – às 3 horas da manhã – Thaísa Mischiatti, de 19 anos, sofreu durante o ensino médio, quando foi obrigada a estudar de manhã. Mesmo agora, que não está estudando, ainda sente os reflexos. “Está muito ruim porque não consigo dormir antes das 5 horas. Depois vou até 12h30, mas acordo com sono”.

Como todo mau hábito, a insônia comportamental pode ser revertida. Quanto mais tarde, mais difícil. “Se o problema chega à idade adulta, geralmente só com medicamentos se consegue regular o sono”, afirma Márcia.

Guerra – Algumas pessoas conseguem se adptar e trocam, de fato, o dia pela noite sem qualquer repercussão. Outras passam a vida lutando contra seus hormônios. Vão dormir às 6 horas, quando o cortisol lhes diz que é hora de trabalhar, e à meia-noite estão em atividade máxima, quando a melatonina lhes diz que é hora de repousar.

‘”Ao longo dos anos, esse desconpasso pode resultar em hipertensão e distúrbios metabólicos, como diabetes e obesidade”, diz Márcia.

Higiene do sono

Ritual – Estabeleça um ritual e o respeite. Pode ser jantar, dar um banho relaxante e ler um livro juntos. A idéia não é fazer a criança dormir, mas criar uma oportunidade para isso acontecer.

Tranquilidade – Evite atividades estimulantes perto da hora de dormir, bem como bebidas que contenham cafeína nas seis horas antes de ir para a cama.

Rotina – Assim como a criança deve ter hora de comer, deve ter hora para dormir e para acordar. Isso pode variar de acordo com as necessidades de cada faixa etária.

Gasto de energia – Garanta que a criança pratique atividades físicas que lhe permitam gastar energia durante o dia. Ficar na frente da TV não ajuda.

Texto: Karina Toledo – Estadão 22.08.2010 – A26

Nenhum comentário:

Postar um comentário