quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Psicopedagogia

Psicopedagogia é a área que estuda e lida com o processo da aprendizagem e com os problemas dela decorrentes.

Como se preocupa com problemas de aprendizagem, o psicopedagogo verifica inicialmente como se aprende, como varia essa aprendizagem, e como se produzem as alterações na aprendizagem, como reconhecê-las, tratá-las e preveni-las.

Uma criança que não consegue aprender a ler pode ter questões emocionais bloqueando seu aprendizado, influindo de forma consciente no ato de ler ou escrever. Assim, não quero “crescer”, “não posso ler” o meu papel no mundo que me cerca “não posso registrar o que não desejo”, “o que quero esquecer”.

Pode, ainda ter tido professores que não respeitaram seu ritmo e necessidades, ou mesmo apresentar algum distúrbio na área de leitura e escrita como afasia, dislexia, discalculia, disgrafia, disfunção cerebral mínima, etc.

O desrespeito ao ritmo de construção da criança no ler e escrever pode criar uma dificuldade que se avoluma como “bola de neve”, podendo chegar a estancar o seu processo de verdadeira alfabetização.

A influência familiar é decisiva na aprendizagem. Os filhos de pais ausentes vivenciam sentimentos de desvalorização e carência afetiva, gerando desconfiança, insegurança, improdutividade e desinteresse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário