quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O que é Neuropsicologia?

A Neuropsicologia pode ser definida como a ciência dedicada a estudar a expressão comportamental das disfunções cerebrais. É o campo do conhecimento que trata da relação entre cognição e comportamento e da atividade do Sistema Nervoso Central (SNC) em condições normais e patológicas.

A Neuropsicologia se encontra na intersecção das neurociências e das ciências do comportamento, tendo se desenvolvido inicialmente a partir da convergência da neurologia e da psicologia, no estudo comum dos efeitos comportamentais resultantes de lesão cerebral. A neurologia abriu caminhos para o estudo detalhado de formas altamente complexas de comportamentos alterados por lesões cerebrais localizadas.

A Neuropsicologia é essencialmente multidisciplinar, congregando profissionais como psicólogos, médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e outros.

A Neuropsicologia lida com diversos tipos de pacientes. De acordo com a forma de surgimento, a abrangência e localização dos danos cerebrais, uma única ou diversas funções mentais estarão comprometidas.

Os familiares dos pacientes relatam que eles sempre foram pessoas calmas, íntegros, sociáveis, de bom caráter, discretos, etc. e, após alguma lesão cerebral, começaram a apresentar mudanças visíveis no seu padrão habitual de comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário