sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Alguns distúrbios necessitam de tratamento


Além da quantidade, a qualidade do sono é fundamental para a saúde. Crianças que acordam várias vezes à noite não conseguem ter estágios de sono estáveis para liberar o hormônio do crescimentos nos níveis adequados. “É durante o sono REM que sonhamos e gravamos o que aprendemos durante o dia. Quando esse estágio é interrompido sucessivamente, a capacidade de memorização é prejudicada”, explica Shigueo Yonekura, do Instituto de Medicina e Sono de Campinas.

A insônia na infância geralmente é comportamental e pode ser combatida com uma boa higiene do sono, mas algumas crianças possuem distúrbios que necessitam de tratamento.

No caso da apneia, o sono é interrompido pelo ronco e pelas pausas respiratórias. O quadro pode ser amenizado com cirurgia e aparelhos orais. Os portadores da síndrome das pernas inquietas são acordados por contrações bruscas e involuntárias das pernas. Medicamentos, massagens e exercícios podem ajudar. Já as parassonias – situações em que a criança se comporta como se tivesse acordada e não lembra de nada no dia seguinte, como sonambulismo e terror noturno – costuma desaparecer sozinhas.

“Os pais devem ter em mente que o sono é tão importante quanto a alimentação para o desenvolvimento da criança”, diz Yonekura.

Texto: Karina Toledo – Estadão 22.08.2010, A26

Nenhum comentário:

Postar um comentário