segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Neurocientista brasileiro recebe prêmio de US$ 2,5 milhões para pesquisas sobre interfaces entre cérebro e máquina

Miguel Nicolelis é o primeiro pesquisador brasileiro a ganhar o mais importante incentivo americano da área de biomedicina

Acervo pessoal

O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, professor da Universidade Duke, é um dos ganhadores do prêmio Director’s Pioneer Award, oferecido pelo programa de apoio a pesquisas dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH), nos Estados Unidos. O pesquisador receberá o auxílio de US$ 2,5 milhões por cinco anos para expandir seu trabalho sobre as interfaces entre funcionamento cerebral e máquinas. Nicolelis é o primeiro cientista brasileiro a receber a premiação americana, a mais importante oferecida para estudiosos da área de biomedicina. O Director’s Pioneer Award financia pesquisas consideradas de “criatividade excepcional e com propostas pioneiras” para desafios importantes na pesquisa médica e comportamental.

Há mais de 20 anos o cientista estuda os princípios neurofisiológicos básicos que permitem que circuitos neurais de mamíferos produzam comportamentos deflagrados por estímulos sensoriais, motores e cognitivos. Esse conhecimento tem possibilitado a evolução da tecnologia cérebro-máquina, um campo revolucionário, no qual Nicolelis é pioneiro. O neurocientista planeja usar o prêmio para desenvolver o primeiro ambiente em realidade virtual controlado pelo cérebro e projetado para investigar as propriedades dinâmicas de atividades cerebrais em grande escala. Outra aplicação será no desenvolvimento técnicas para o tratamento de distúrbios neurológicos.

Clique aqui e leia mais sobre a vida e o trabalho de Miguel Nicolelis.

Fonte: Revista Mente e Cérebro - edição 211 - Agosto 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário