sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Bebidas alcoólicas são muito acessíveis no Brasil, avaliam especialistas

Folha de São Paulo
O comércio de bebidas alcoólicas no Brasil se caracteriza pelo grande numero e tipos de estabelecimentos onde os produtos de diversas marcas são vendidos.
Essa condição do mercado facilita o consumo e o acesso dos jovens às bebidas. De acordo com o secretário de Dependência Química da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), Marco Antonio Bessa, medidas restritivas deveriam ser adotadas para reduzir essa exposição que induz ao consumo.
"No Reino Unido, por exemplo, não se pode vender bebida alcoólica em qualquer lugar. Para uma pessoa ter um bar e vender bebida alcoólica tem que ter uma licença especial", disse.
Segundo Bessa, a venda de bebidas alcoólicas, em alguns locais, contradiz a própria campanha do governo do motorista não dirigir alcoolizado. "No Brasil chega-se ao absurdo de se vender e consumir bebida alcoólica em posto de gasolina, o que é um contrassenso, uma coisa completamente estapafúrdia", afirmou.
Para a pesquisadora do Uniad (Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas), Ilana Pinsky, o grande número de locais que comercializam bebidas, inclusive em frente às escolas, reduz a eficácia das medidas de prevenção. "Quando você tenta fazer uma medida preventiva, que é muito mais difícil do que a educativa, você tem aqueles cartazes mostrando a vida boa relacionada à bebida alcoólica", disse.
A restrição aos pontos e horários de venda de bebidas alcoólica é apontada por Ilana Pinsky como uma das políticas mais eficientes na redução do consumo de álcool. Ela baseia sua posição na literatura internacional que aborda o assunto. "Prevenção de uso de álcool e drogas nas escolas, que é uma estratégia muito popular, infelizmente tem uma eficácia muito pequena", afirmou.

Aumentar os impostos sobre as bebidas foi uma ação apontada como importante tanto por Ilana Pinsky quanto por Bessa. "O preço da bebida alcoólica é muito importante no início do consumo e também em um consumo mais pesado", afirmou a pesquisadora.
adoção de políticas eficientes para a redução do consumo de álcool, no entanto, depende da capacidade da sociedade pressionar o Poder Público, segundo a professora de Serviço Social da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), Roberta Uchoa. "O Estado só vai responder se a sociedade pressionar", disse.
Ela destacou ainda que o álcool é a droga cujo o consumo mais cresce no país. De acordo com Roberta Uchoa, o consumo de álcool no Brasil aumentou 155% entre 1961 e 2000. "Mesmo que seja em 40 anos é um aumento muito significativo", afirmou.

Fonte: UNIAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário