quarta-feira, 13 de julho de 2011

QUANDO É DIFÍCIL APRENDER_2/4

Problemas nos estudos podem ter diversas causas. Consultar um psicopedagogo pode ajudar a resolver a questão.

por Vera Fiori

Fonte: Estadão, 26.05.1996


Longo Prazo

Ao contrário das aulas de reforço, por exemplo, as sessões com o psicopedagogo podem levar até dois anos para que o estudante se sinta mais seguro e fortalecido. A ideia é trabalhar com as deficiências e aprender a valorizar as potencialidades, o que pode levar tempo.

A psicopedagogia estuda a estrutura do pensamento. Quando detecta falhas, deve trabalha-las até obter resultados positivos, assinala Carla Labaki Agostinho.

As dificuldades, diz, começam a surgir por volta da quinta ou sexta séries, quando as exigências aumentam. “Os maiores problemas são com a escrita, leitura e organização nos estudos”.

Segundo Carla, ao ir mal na escola, a criança ou adolescente fica com o auto-conceito em baixa, refletindo isso nas relações com os amigos e a família. “Buscar ajuda é um grande passo”.

Também pode ocorrer uma inadaptação aos métodos da escola, embora alguns pais resistam à ideia. A psicopedagoga conta o caso de um menino de 8 anos que ia muito bem, até que substituíram uma professora. Não deu outra: começou a ter problemas.

Visitando a escola – procedimento de rotina em seu trabalho – constatou que a criança não se adaptava ao método da nova professora. Ela sugeriu aos pais escolas que melhor condiziam com as características do filho. Após certa resistência, eles aceitaram e o menino rapidamente se recuperou nos estudos.

Certos pais escolhem a escola baseados em status, modismos, proximidade de casa, tradição familiar, sem considerar o perfil dos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário