sexta-feira, 15 de julho de 2011

QUANDO É DIFÍCIL APRENDER_3/4

Problemas nos estudos podem ter diversas causas. Consultar um psicopedagogo pode ajudar a resolver a questão.

por Vera Fiori

Fonte: Estadão, 26.05.1996


Super-mães, cuidado!

Se você é do tipo que arruma a mochila do filho, faz a lição, amarra o cadarço do tênis... cuidado! Segundo a psicopedagoga Geórgia Vassimon, do Getep – Grupo de Estudos e Técnicas Psicodramáticas – a superproteção é uma das causas que prejudica a criança nos estudos. Neste caso, a mãe recebe uma orientação e o aluno é estimulado a criar autonomia.

O drama começa por volta da quinta série, quando a criança sai de uma escolinha acolhedora para uma maior. Podem ocorrer vários problemas: a criança é intuitiva, enquanto a escola exige lógica, ou é mais lenta para assimilar as informações. Outras se expressam muito bem verbalmente, mas têm dificuldades com a escrita ou são imaturas em relação â classe.

Nos casos dos adolescentes, a psicopedagoga diz que a maioria não se organiza para estudar. Faz isso com a TV ou o som ligado e se perde ao fazer uma pesquisa ou até mesmo ao consultar índices.

Também são comuns as dificuldades do jovem com trabalhos que envolvem análise-síntese, como assistir a um filme de época e fazer um resumo dos costumes. Os casos encaminhados via escola ao Getep são sempre analisados por um grupo de trabalho formado por psicólogos, pedagogos, professores de Educação Física, eutonistas e especialistas em letras. “Dessa forma”, diz Geórgia, “cada um contribui com sua especialidade, abrindo novas possibilidades para solucionar as dificuldades de cada aluno”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário