Algumas vezes a criança apresenta desempenhos que sugerem um distúrbio de aprendizagem, ou seja, apresenta baixo rendimento nas atividades acadêmicas e, também, uma desordem emocional. Qual desses dois problemas apareceu primeiro?
Sejam considerados como origem ou uma decorrência, os problemas emocionais se constituem em comportamentos incompatíveis com o ato de aprender e, por esta razão, precisam ser tratados.
Ambos os aspectos, desempenho acadêmico e problemas emocionais determinam o comportamento da criança e, por isso, são de interesse tanto da psicologia como da educação.
Provavelmente a maioria dos profissionais envolvidos com educação já se deparou com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. Em alguns casos o problema destas crianças foi resolvido na própria escola. Em outros um professor particular se mostrou eficaz.
Há, entretanto, alunos cujos problemas persistem depois destas interferências. Nestes casos, a intervenção de especialistas é necessária. São os encaminhamentos feitos a fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos ou médicos.
Será fácil perceber a necessidade do envolvimento de todos estes especialistas se nos lembrarmos da grande diversidade de fatores que podem ser responsáveis por estas dificuldades.
Dentre estes fatores, podemos citar:
os problemas emocionais;
os problemas orgânicos (audição, fala e visão);
os hábitos de estudo inadequados;
a falta de motivação;
os problemas de relacionamento com o professor e/ou com os colegas;
a falta de atenção às explicações dos professores;
as deficiências intelectuais;
as carências ambientais etc.
Assim sendo, dependendo do fator predominante na dificuldade que a criança apresenta, um ou outro profissional pode ser o mais indicado.
Veremos aqui, nesta série de 12 postagens, detalhadamente exemplos de casos de distúrbios, como identificá-los e como tratá-los.
Adiantando, a ABD - Associação Brasileira de Dislexia e Psicólogos com Especialização em Neuropsicologia podem realizar testes de Distúrbios de Aprendizagem.
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