quarta-feira, 9 de maio de 2012

Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem_8/12

Diagnóstico precoce

Os pais e os professores devem ser ajudados a reconhecer quando as crianças podem ter dificuldades específicas na aprendizagem da aritmética, averiguando quais, em contraste com a idade e a inteligência, das seguintes características estão presentes.

(As dificuldades em outros aspectos da matemática são mais difíceis de diagnosticar e irão precisar de ajuda de um especialista).

Dificuldade decorrente de lentidão relativa em cálculos simples - a velocidade para fazer cálculos simples (+,-, x, :) parece mais lenta que o esperado para a idade e inteligência?

Dificuldade para decorar tabuadas

Dificuldade em contar para frente - quando é mister contar para frente, ele necessita fazer marcas no papel ou contar com os dedos?

Dificuldade em contar para trás - quando contar para trás de dois em dois ou de três em três desde 30, ou falando qual número está 5 lugares antes de21.

Dificuldade em lembrar-se de "transportar" números - quando se soma uma longa coluna de números, há necessidade de escrever embaixo o transporte de números, e tem preferência para fazer algumas pequenas somas mais do que somar a coluna toda (para assim evitar carregar a memória com transporte de números)? Essa dificuldade com transporte de números também se aplica a cálculos curtos.

Dificuldade de direção - tendência esporádica a colocar números em uma ordem errada, isto é 15 por 51 ou 3 x 7 = 12?

Dificuldade em subtração - a ponte do "10". Pode uma rápida resposta ser dada a 17-9=?, ou necessita contar para cima ou para baixo com os dedos, ou quebrar a soma em estágios, ou ajustar números.

Ex.: 18 - 10 = 8, etc.

Multiplicação e divisão:

Os dois processos devem ser mais lentos e menos precisos devido à carência de conhecimento da tabuada e/ou pela dificuldade para lembrar-se de abaixar os números transportados.

Dificuldade devido a copiar os números incorretamente - em condições de tempo limitado. Ex.: copiando números da lousa ou numa prova, algumas crianças disléxicas têm freqüentemente a tendência a cometer erros ou faltas, ou quando copiam dos seus próprios trabalhos e cálculos no papel na frente deles.

As dificuldades para decorar regras aritméticas e fórmulas matemáticas. Do mesmo modo que os disléxicos vão ter dificuldades para decorar tabuada, alguns deles vão esquecer as regras para +, -, x, :, frações e decimais e fórmulas algébricas e geométricas (essas dificuldades podem geralmente ser diminuídas com aprendizagem multissensorial e confiança em compreender mais que na aprendizagem de cor das regras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário