segunda-feira, 12 de julho de 2010

Universo formado por sons, imagens e letras

As palavras e o mundo, em cartaz em São Paulo, é um convite à brincadeira e à imaginação. A exposição interativa, dirigida principalmente a crianças, apresenta instalações artísticas, adereços e espaços lúdicos que propõem brincadeiras com os sons, sentidos, significados e usos de vocábulos.


A abstração do som e sua transformação em imagem inspiram a aventura humana de criação da escrita, permitindo que histórias, memórias e conhecimentos sejam imortalizados em livros. Os organizadores encaram a palavra como uma espécie de personagem, de sujeito desejante: “Em sua ânsia por tornar-se fala, ela ensina o homem a explorar seu corpo articulando sons de maneira ordenada, aprendendo a produzir o som. Em seu desejo de significar, obriga-nos a trocar palavras e, para tanto, criar significados, nomeação e conceitualização do mundo, estruturando-os em uma linguagem comum”, diz a coordenadora técnica do projeto Vânia Freichas Vieira.

Algumas atrações também convidam o visitante a participar, interagir, transformar pensamentos, grafia e som. No “Muro das escrevinhações”, por exemplo, as pessoas podem enviar gratuitamente um cartão-postal da exposição para alguém, no “Pesca palavras” é possível jogar uma cesta no lago e “capturar” seus próprios vocábulos; no espaço “Palavrices” caixas de madeira funcionam como um grande dicionário. Outra atração, o “Berçário do abedecário”, voltado para crianças de até 6 anos, tem brinquedos concebidos para atrair a atenção dos pequenos. Há ainda uma programação de animações no cinema “Lanterna mágica” e apresentação de peças curtas no auditório das “Histórias no pé do ouvido”.


Fonte: Revista Mente & Cérebro n°210, de julho/2010, pág. 10.

Fonte das Imagens: Fred Chalub/Folhapress

Depoimentos da Folha On Line:

Gostei mais da pescaria, em vez de peixes tem palavras na água.
DIOGO FERREIRA, 5

A exposição é sobre palavras, paz, compreensão. É bem colorida e cheia de coisas para ver. Gostei do telefone de lata, em que você escuta a conversa de um casal.
GUSTAVO FERREIRA, 9

Gostei dos armarinhos com desenhos e palavras. Aprendi o que significa a palavra "filosofia".
FRANCISCO ARID, 11

Estou enviando um postal para meus irmãos, contando sobre a exposição. Achei a pescaria de palavras o mais legal.
MANUELA DELLOSSI, 6

As palavras e o mundo. Área de convivência do Sesc Pompéia, Rua Clélia, 93, Pompéia, São Paulo. Tel (11) 3871.7700. Terça a sábado das 10 h às 20 h; domingos e feriados, das 10h às 19 h. Grátis. Até 17/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário