segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Globalização

O papel da cultura no desenvolvimento da cognição


Até que ponto o ambiente, as crenças e os valores culturais influenciam a inteligência infantil? A questão foi investigada por cientistas da Universidade da Califórnia em Riverside, em um estudo com crianças de 3 a 9 anos de quatro países mais pobres: Belize, Quênia, Nepal e o território Samoa Americana, que vivem em comunidades tradicionais, distantes das facilidades da tecnologia. Elas foram comparadas a pequenos voluntários, da mesma faixa etária, acostumados ao estilo de vida ocidental moderno (eletricidade, automóveis, televisão, internet, etc).

Os resultados mostraram cientificamente aquilo de que os cientistas interessados em obter pistas importantes sobre as consequências psicológicas da globalização, já desconfiavam: cada cultura estimula o desenvolvimento das habilidades cognitivas que mais valoriza. Mas não foram constatadas diferenças significativas da capacidade intelectual entre os participantes do estudo. As crianças mais expostas aos recursos tecnológicos se saíram melhor em alguns tipos de teste de memória e cálculo. Já as que viviam em comunidades tradicionais exibiram habilidades sociais, como a tolerância, mas bem desenvolvidas.

Revista Mente&Cérebro n° 204, de janeiro/2010

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