segunda-feira, 6 de junho de 2011

Inteligência Emocional_Aprendendo a lidar com as emoções

Necessidade

Alfabetização emocional

Equilíbrio entre a racionalidade e a compaixão

Aumento da auto-consciência

Aprender a lidar com sentimentos aflitivos

Manter otimismo e perseverança, apesar das frustrações

Aumentar a capacidade de empatia e envolvimento

Estimular a cooperação e a ligação social

Autocontrole

Zelo e persistência

Capacidade de nos auto-motivar

Inteligência Emocional

Capacidade de conhecer-se: reconhecer sentimentos de raiva e ansiedade, a tristeza e a alegria, ter empatia com esses sentimentos nos outros. A Inteligência Emocional engloba também empatia, otimismo, iguala o sucesso no trabalho e na vida pessoal, no amor.

A auto-motivação é a base da Inteligência Emocional. Não basta formidáveis aptidões intelectuais (não importa o quanto é alto o seu QI). O indivíduo dotado de Inteligência Emocional é capaz de:

  • Auto-controle emocional, abandonando estados e espírito negativos e permitindo-se novas perspectivas

  • Controlar seus impulsos, tolerando frustrações e impedindo que pensamentos negativos ou preocupações excessivas prejudiquem a capacidade de raciocínio.

  • Ter crenças positivas sobre os fatos da vida e enfrentar os desafios.

  • Saber interpretar os canais não verbais da comunicação, percebendo como o outro se sente.

  • Saber avaliar as emoções das outras pessoas, coordenando os estados de espírito e marcando o início da sintonia no relacionamento inter-pessoal.

  • Ter adequada e consistente auto-estima.

Assim, é dotado de Inteligência Emocional quem conhece os seus pensamentos equilibrando-os e não apenas suprindo-os em fase de desconforto.

Aplicação de técnica

Cérebro

  • Cérebro pensante

  • Neocórtex (sede do pensamento)

  • Cérebro raiz (regula as funções básicas)

  • Sistema límbico

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