A teoria da Inteligência Emocional considera oito tipos de inteligências, a saber:
1. Lógico-matemática - O inglês Stephen Hawk é um gênio do tipo lógico-matemático. Ele, embora preso a uma cadeira de rodas por causa de uma doença degenerativa, é Doutor em Cosmologia e ocupa a cadeira de lsaac Newton como professor da Universidade de Cambridge.
2. Musical - A cantora Rita Lee é um exemplo de fértil inteligência musical: além de cantora e compositora, toca guitarra, flauta e harpa.
3. Linguística - O romancista Jorge Amado é dotado de excepcional inteligência lingüística. É o mais traduzido dos autores brasileiros.
4. Espacial - Imagine como o arquiteto Oscar Niemeyer projetou Brasília. Onde nada havia, ele "viu" construções com formas e volumes variados. Sua inteligência espacial tornou-o capaz de prever e solucionar problemas liberando seu potencial criativo.
5. Corporal-cinestésica - Pense no quanto o cérebro de Paula Silva, a Paula do basquete, trabalha para que os músculos e nervos realizem movimentos precisos e com a força necessária às suas jogadas.
6. Pictórica - O cartunista mineiro Ziraldo Alves Pinto, autor de personagens como o Pererê e o Menino Maluquinho, faz muito mais do que coordenar traços bem feitos. Dono de uma brilhante inteligência pictórica consegue sintetizar idéias completas em detalhes do desenho.
7. Interpessoal - O talento da apresentadora Hebe Camargo para se relacionar com seu público é um exemplo típico de inteligência interpessoal desenvolvida.
8. Intrapessoal - Nelson Mandela é um exemplo de como o equilíbrio pessoal pode determinar uma trajetória de vida. Libertado em 1990, depois de 27 anos na prisão do regime racista, ostentava uma inabalável integridade moral e política. Imediatamente passou a negociar, em seu país, o fim da segregação racial. Em 1993, ganhou o prêmio Nobel da Paz e, em 1994, venceu a primeira eleição multirracial de seu país.
Extraído da revista Nova Escola - abril, 1997. Editora Abril. SP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário