sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Mensagens para o Inconsciente_2/8

Segunda postagem da série com 8 postagens, publicada na Revista Mente & Cérebro, edição especial n° 214, de novembro/2010, por Christof Uhlhass.

Para o cinquentenário de "Coma pipoca e beba Coca-Cola", em 2007, o psicoterapeuta JimBrackin, especialista em publicidade e hipnose, realizou uma experiência similar em umcongresso de marketing em Istambul. Usando imagens subliminares, divulgou o produtoinexistente, Delta. Após a projeção, os 400 congressitas tinham de escolher entre o Delta e outro produto, Theta. Resultado: 81% escolheu a primeira opção. Mas nunca se procedeu a uma comprovação - normalmente usada nos estudos científicos - para estabelecer se amesma experiência sem as mensagens subliminares poderia trazer um resultado diferente.

No final de 2007, suspeitou-se que o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Mike Huckabee tivesse procurado manipular os eleitores durante a propaganda eleitoral. No centro das suspeitas havia uma estante de livros branca, visível na propaganda atrás de Huckabee. Com a ajuda do enquadramento e de um pouco de boa vontade, os eixos horizontais e verticais da estante formavam uma cruz. A acusação feita ao ex-pregador batista era de que ele pretendia associar, na mente do público, a própria imagem a um símbolo cristão. Aqui, porém, o termo "subliminar" é insuficiente. Em latim, sub limen significa "sob o limite" e se refere a estímulos tão fracos a ponto de não serem percebidos conscientemente; mas a estante "em cruz" era bem reconhecível pelos espectadores.

Os cientistas desenvolveram um critério mais rigoroso que o limite de tempo, no qual um símbolo pode ser considerado "subliminar". Se, por exemplo, o "4" aparece por um segundo na tela, é percebido conscientementel. Mas se o temo de exibição for reduzido, chega-se a um patamar limite e quem observa garante que não enxerga nenhum número. Ainda assim, caso se deva advinhar se o número mostrado é inferior ou superior a "5", a resposta é descoberta com frequência superior à média: evidentemente, quem olha enxerga alguma coisa sem se dar
conta.

Portanto, uma percepção é considerada subliminar mesmo se, como no caso descrito, os participantes adivinham só por acaso. O número não deve aparecer na tela por mais de 30 milissegundos. Além disso, deve ser logo "disfarçado" por uma faixa com uma série de letras colocadas por acaso. É assim que os pesquisadores definem esse artifício - caso contrário a imagem que fica na retina poderia ter uma impressão fixa. Assim sendo, a estante de Huckabee estava muito acima desse limite da percepção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário