sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Mensagens para o Inconsciente_8/8

Última postagem da série com 8 postagens, publicada na Revista Mente & Cérebro, edição especial n° 214, de novembro/2010, por Christof Uhlhass.


Para as crianças


Volta e meia circulam e-mails denunciando que desenhos animados estão repletos de figuras eróticas escondidas, garantindo que uma "evidente" ilustração de caráter sexual está oculta no logotipo de uma famosa marca de cigarros e que mensagens satânicas foram camufladas em meio aos versos de músicas de sucesso. O tema das mensagens subliminares e a sua capacidade de influenciar a mente de quem as recebe alcançariam o imaginário coletivo, mas é difícil delinear precisamente um limite entre verdade e lenda. O mundo adocicado de Walt Disney esteve muitas vezes no centro de acusações e polêmicas ligadas a supostas mensagens subliminares de natureza sexual, mais preocupantes ainda porque tinham como alvo o público infantil. No cartaz do filme A pequena Sereia e em alguns fotogramas da obra, estariam escondidos símbolos fálicos, enquanto no céu estrelado que serve como pano de fundo para uma cena do longa-metragem
O Rei Leão apareceria em um trecho a palavra "sex": os autores dos desenhos animados sempre desmentiram que essas possíveis alusões tivessem sido criadas deliberadamente - de qualquer maneira, elas quase nunca podem ser reconhecidas sem um pouco de imaginação. No entanto, sempre resta a dúvida.

Para saber mais:

ERPs reveal subliminal processing of ferful faces.
Kiss M. E. Eimer M, em Psychophysiology, nº 45, 2008.

Mechanism of subliminal response priming in advances in cognitive psychology.
Kiesel A. e outros, nº3, 2007.

Poderes invisíveis. A. Florack e M. Scarabis. Mente&Cérebro, nº 162, pgs 30-37, julho 2006.

Conscious, preconscious and sublimal processing: testable taxonomy. S. Dehaene., em Trends in Cognitive Sciences, nº10, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário