Matéria, dividida em 5 partes, que será publicada nos dias 05, 07, 09, 12 e 14 de Setembro
Por Karina Toledo
O Estado de São Paulo, pág. A24, 08.02.2011
Questionário
No último ano você:
- Ficou mais preocupado em jogar videogame, ler sobre os jogos ou planejar a próxima oportunidade de jogo?
- Gastou mais tempo e dinheiro com jogos para atingir o mesmo grau de satisfação de antes?
- Tentou impor limite no tempo de jogo? Em caso afirmativo, obteve sucesso?
- Ficou irritado ou ansioso quando tentou reduzir o tempo?
- Usou os jogos como forma de escapar de problemas?
- Já mentiu para familiares ou amigos sobre o tempo de jogo?
- Já cometeu algum ato ilegal ou antissocial para conseguir acesso a jogos?
- Negligenciou afazeres domésticos ou escolares para ficar mais tempo jogando?
- (Para estudantes) Já teve mau rendimento em prova ou dever de casa por ter passado muito tempo jogando?
- (Para não estudantes) Suas atividades no trabalho já foram prejudicadas por você ter passado muito tempo jogando?
- Precisou de ajuda financeira de familiares ou amigos por ter gastado muito com acessórios, jogos ou taxa de internet?
Avaliação:
Conte 1 ponto para cada “Sim”, 0 ponto para cada “Não” e 0,5 para cada “Às vezes” (com exceção do item 3, que rende 1 ponto apenas se tentou limitar e não obteve sucesso. Acima de 5 pontos pode-se considerar jogo patológico. (Gentile 2009).
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