quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Uso excessivo de jogos eletrônicos pela geração digital preocupa pais_5/5

Matéria, dividida em 5 partes, que será publicada nos dias 05, 07, 09, 12 e 14 de Setembro

Por Karina Toledo

O Estado de São Paulo, pág. A24, 08.02.2011

Questionário

No último ano você:

- Ficou mais preocupado em jogar videogame, ler sobre os jogos ou planejar a próxima oportunidade de jogo?

- Gastou mais tempo e dinheiro com jogos para atingir o mesmo grau de satisfação de antes?

- Tentou impor limite no tempo de jogo? Em caso afirmativo, obteve sucesso?

- Ficou irritado ou ansioso quando tentou reduzir o tempo?

- Usou os jogos como forma de escapar de problemas?

- Já mentiu para familiares ou amigos sobre o tempo de jogo?

- Já cometeu algum ato ilegal ou antissocial para conseguir acesso a jogos?

- Negligenciou afazeres domésticos ou escolares para ficar mais tempo jogando?

- (Para estudantes) Já teve mau rendimento em prova ou dever de casa por ter passado muito tempo jogando?

- (Para não estudantes) Suas atividades no trabalho já foram prejudicadas por você ter passado muito tempo jogando?

- Precisou de ajuda financeira de familiares ou amigos por ter gastado muito com acessórios, jogos ou taxa de internet?

Avaliação:

Conte 1 ponto para cada “Sim”, 0 ponto para cada “Não” e 0,5 para cada “Às vezes” (com exceção do item 3, que rende 1 ponto apenas se tentou limitar e não obteve sucesso. Acima de 5 pontos pode-se considerar jogo patológico. (Gentile 2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário