segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A Saúde do Brasil em 2021


Reflexões sobre os desafios da próxima década
Prefácio
A saúde, maior bem do ser humano, é dinâmica. O perfil epidemiológico muda, a pirâmide etária se inverte e surgem novas doenças. O avanço tec- nológico é cada vez mais rápido e inclui, além das áreas próprias da medici- na, todo o arcabouço social e de comunicação, como os recursos da internet e das redes sociais.
Em 2021, o cenário da medicina estará mudado. Será possível então pensar em novos recursos e tecnologias que poderiam nos colocar – por que não? – frente a frente com nossos médicos em uma consulta virtual. Mas tudo isso terá seu preço. De imediato, diante das possibilidades, professores devem preparar seus alunos e profissionais para as mudanças da próxima década. O objetivo é atender as demandas da população, com o financiamento dis- ponível, eficácia e segurança.
Com a proposta de identificar cenários e discutir a melhor estratégia a ser adotada a partir do momento presente, a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), com o apoio de outras entidades da me- dicina e da ciência no Brasil, promoveu entre os dias 2 e 3 de agosto de 2011, em São Paulo, o Fórum Internacional SPDM: Saúde em 2021. Espe- cialistas nacionais e internacionais e trezentos líderes de educação e saúde do Brasil testemunharam ideias e contribuições para o desenvolvimento da medicina de nosso país.
O fórum, que deu origem a este livro, apresentou palestras e intervenções focadas nos cenários que os profissionais de saúde encontrarão em 2021, com especial ênfase à inovação, planejamento estratégico e perspectivas de transformação por meio do ensino com motivação social. Especialistas estrangeiros e 63 dos maiores nomes da medicina nacional foram convida- dos pela SPDM a responder a seguinte pergunta: “Como será a saúde do Brasil em 2021?”.
A representatividade dos nomes aqui presentes e a qualidade dos artigos criam um livro muito especial, incentivado pela Interfarma, que poderá servir não só como consulta, mas como um registro de tendências. As res- postas são plausíveis, as visões são plurais e as opiniões democráticas. Em comum, colocam-nos diante de uma reflexão urgente para o enfrentamento dos desafios da saúde no Brasil.
Para finalizar, gostaria de dizer que a ideia do livro nasceu no próprio fó- rum, quando percebi que estávamos diante de um celeiro de celebridades da saúde e que a falta de registro poderia nos levar ao erro de, algum dia, al- guém nos perguntar por que não havíamos falado do futuro. Eis que agora, com o registro feito, é possível não só pensar no futuro como, em 2021, ver se, de fato, nossas perspectivas estavam corretas.
Boa leitura!
Fonte: UNIAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário