segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Quando o Estresse Penetra na Pele_7/8


por Angelika Bauer-Delto, jornalista científica
Revista Mente e Cérebro – Ano XIX – nº 235 – pgs 18-21

As marcas do vitiligo

A palavra latina, da qual deriva “vitiligo” significa “mancha branca na pele”, a palavra vitium, defeito físico ou “falta “ – aliás, do ponto de vista psicológico, esta última associação é bastante compatível com os sentidos dessa doença autoimune. Afinal é consenso que os sintomas aparecem vinculados a situações de estresse, ligadas a vivências de ameaça ou perda de algo ou alguém muito querido.

A alteração na pigmentação da pele é clinicamente caracterizada pela acromia (aparecimento de pontas claras). Segundo a dermatologista americana Caroline Koblenzer, experiências estressantes, que parecem excessivas para o psiquismo, aniquilam as defesas orgânicas, fazendo com que apareça uma espécie de falha do mecanismo de enfrentamento. Esse processo ativa “medias de emergência”, transmitidas neurologicamente, que alteram o equilíbrio biológico, fazendo com que a surja doença de pele.

Para controle do vitiligo são utilizados atualmente tratamentos à base de laser combinados com técnicas de relaxamento e acompanhamento psicológico (que ajuda a pessoa a lidar não apenas com a patologia em si, mas com fatores que possam ter construído para o seu aparecimento). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário