segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Profissão: A Importância da Escolha_1/6

por Luiz Arnaldo Stevanato

Professor universitário, consultor de RH e psicólogo

Matéria dividida 6 postagens, nos dias 15, 17, 19, 22, 24 e 26 de Agosto.

A escolha da carreira profissional é um dos momentos mais importantes da vida humana. Através de seu trabalho o ser humano s manifesta, se define e se desenvolve.

Sem trabalho toda vida apodrece. Mas, sob um trabalho sem alma, a vida sufoca e morre” (Albert Camus)


Definitivamente o trabalho ocupa um papel de destaque na existência humana. A realização profissional mantém uma estreita relação com a realização pessoal. Por outro lado, uma vida profissional desprazerosa, muito provavelmente estará associada a uma existência pobre de sentido. Seja como fonte de prazer ou sofrimento, o Trabalho ocupa importante posição de foco orientador da existência humana. Muito da identidade do indivíduo é dado pelas opções profissionais que ele faz.

Em seu sentido positivo, o trabalho se constitui como o meio privilegiado de expressão da humanidade. É através do trabalho que ela tenta realizar seus desejos e seus sonhos. O trabalho permite ao ser humano imprimir sua marca na história e na cultura. E é através do trabalho que a humanidade constrói o que convencionamos chamar de civilização.

Um simples vaso de barro feito por um artesão de uma antiga civilização quando é descoberto por uma arqueólogo, é percebido como um símbolo da inteligência e da ação transformadora do homem, que é capaz de deixar suas marcas para além da sua fugaz existência individual.

Da mesma forma que as descobertas arqueológicas dizem muito sobre as antigas civilizações, as opções em termos de carreira dizem muito sobre o indivíduo. Ao decidir por uma profissão ele está escolhendo o meio privilegiado através do qual irá expressar seus valores e habilidades, bem como satisfazer suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário