quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Profissão: A Importância da Escolha_2/6

por Luiz Arnaldo Stevanato

Professor universitário, consultor de RH e psicólogo

Matéria dividida 6 postagens, nos dias 15, 17, 19, 22, 24 e 26 de Agosto.



O processo de escolha

Talvez seja um dos momentos mais difíceis e decisivos na vida de uma pessoa aquele no qual ela faz uma opção de carreira. Tal decisão, como bem o sabemos, terá consequências para toda sua vida.

Mas a escolha profissional não é apenas um momento localizado e sim um processo complexo, que envolve basicamente três etapas e começa por:

a) envolver adolescentes na definição de uma carreira, este processo de escolha terá continuidade quando:

b) ele for tomar a decisão de como iniciar sua carreira, qual será sua área de especialização (Direito Civil ou Tributário, Psicologia Clínica ou Escolar, etc) ou por onde começar a trabalhar (em que tipo de instituição). E mais ainda,

c) em todos os momentos que uma decisão importante em relação a carreira for tomada, lá estará o indivíduo fazendo escolhas.

Este processo de escolha irá acompanhá-lo por toda a sua vida.

A escolha como um processo fundamental na constituição da identidade do ser humano é um dos t5emas que mereceu a mais aprofundada reflexão filosófica, notadamente do pensador existencialista Jean Paul Sartre. Para ele, a escolha é o fundamento

da liberdade. Porque pode escolher, o ser humano é livre. E a liberdade é a qualidade que define o ser humano.

Uma pedra não escolhe ser uma pedra, mas o ser humano decide se vai ser corajoso ou covarde, engenheiro ou médico. Um tigre é um tigre, não lhe é dada outra opção. Já o homem torna-se ser humano, em função da sua liberdade de escolha.

Para o filósofo, é através da liberdade que o homem escolhe o que há de ser, escolhe sua essência e busca realizá-la. É a escolha que faz, entre as alternativas com que se defronta, que constitui sua essência. E é esta escolha que lhe permite criar seus valores. Não há como fugir a essa escolha, pois mesmo a recusa em escolher já é uma escolha.

Para o existencialismo não existe uma essência anterior à existência que determine ao indivíduo o que fazer, o que escolher. Mas é justamente o ato da escolha que definirá a essência ou a identidade do homem. A cada momento, o homem tem de escolher aquilo que será no instante seguinte. O homem deve ser inventado todos os dias, afirma Sartre.

Na medida em que o indivíduo vai fazendo suas escolhas profissionais, ele vai desenvolvendo a sua chamada identidade ocupacional. E esta identidade ocupacional constitui uma parcela importante da identidade ou personalidade como um todo. Assim, ao fazer escolhas profissionais o indivíduo estará escolhendo o que ele deseja ser como pessoa.

A forma que o indivíduo escolhe para se inserir no mundo do trabalho é cheia de significado existencial, porque ela aponta a maneira como o homem escolheu para se relacionar com os outros homens, com a natureza e com o mundo em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário