sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Profissão: A Importância da Escolha_6/6

por Luiz Arnaldo Stevanato

Professor universitário, consultor de RH e psicólogo

Matéria dividida 6 postagens, nos dias 15, 17, 19, 22, 24 e 26 de Agosto.


Fim do trabalho. E a identidade?

A última fase do ciclo de carreira/trabalho é bastante dedicada pelo impacto que tem sobre a pessoa como um todo É o momento dedo desligamento da carreira, ou pós-trabalho como está sendo chamado atualmente. Aqui a grande tarefa é (re)aprender a manter a identidade de a auto-estima, mesmo sem desempenhar o papel profissional a que se acostumou ou mesmo sem o status de antes.

Nesta fase, as pessoas costumam fazer uma avaliação da sua vida profissional, procurando compreender qual foi seu significado dentro da existência. É como se a pessoa se perguntasse: “Porque realizei estas coisas? Qual a importância disso tudo para a minha vida? Valeu a pena?”

Assim o trabalho mostra, de forma explícita, a sua função de foco orientador da existência. Nesta etapa da vida, dos 60 anos em diante, a busca do indivíduo é pelo seu senso de integridade e pela convivência tranqüila com os outros e consigo mesmo.

Famosas últimas palavras

Uma carreira gratificante não é obra do acaso, tão pouco existe sorte. Ela é fruto de escolhas inteligentes e muitas vezes corajosas. Demanda a solução das dúvidas na hora certa, a elaboração das perdas e a realização das mudanças necessárias. Uma carreira bem resolvida e plena se significado dá às pessoas a certeza de que valeu a pena ter sido vivida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário