segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Profissão: A Importância da Escolha_4/6

por Luiz Arnaldo Stevanato

Professor universitário, consultor de RH e psicólogo

Matéria dividida 6 postagens, nos dias 15, 17, 19, 22, 24 e 26 de Agosto.



O papel dos objetivos profissionais

Existem vários instrumentos que podem auxiliar no processo de tomada de decisão sobre a carreira. Os inventários de interesse, planos de ação e matrizes de auto-percepção, etc., servem para tornar mais claro e organizado o processo de reflexão, elaboração e escolha profissional. Um dos papéis mais importantes destes instrumentos é o de facilitar a definição dos objetivos do projeto profissional e dos passos intermediários.

Frequentemente, as pessoas perguntam qual a finalidade de fazer planos e estabelecer objetivos para a vida profissional? Vejamos. Temos de reconhecer que o nosso tempo de vida consiste no recurso mais escasso de que dispomos. De fato, morrer não se coloca, exatamente, como uma opção. A morte é um dos únicos momentos da existência humana, onde nossa decisão não terá influência sobre a existência. Normalmente, não escolhemos quando morrer, muito menos temos o direito de escolher não morrer.

Então, se a existência é finita e nosso tempo escasso, por princípio, devemos escolher estabelecendo prioridades. Esta é uma das tarefas mais difíceis.

Todo orientador profissional já passou pela situação de atender a um adolescente que, na dúvida do que fazer, escolhe várias ocupações incompatíveis. Este seria um traço de onipotência do adolescente, que de alguma forma, o livraria da tarefa de escolher.

Escolher significa de devemos abortar as outras opções que foram preteridas. É esta responsabilidade que assombra ao adolescente e, mesmo, aos adultos.

Quando falamos em definir os objetivos do projeto profissional, queremos dizer que se deve

1º) escolher, dentre todos, os objetivos realmente significativos

2º) estabelecer uma ordem de prioridade entre eles

3º) definir as estratégias e as alternativas para tentar alcançá-los.

Os três passos, descritos acima, representam uma simplificação esquemática do trabalho de planejamento de carreira. O processo é muito mais complexo e sinuoso, do que faz supor este esquema.

O importante é que a pessoa faça um trabalho de reflexão, onde ela explore os seus interesses, valores e necessidades em relação ao trabalho. Além dessa auto-exploração do universo interior, o sujeito deve procurar elaborar as perdas pelas opções preteridas, bem como investigar a viabilidade técnica e econômica do seu projeto profissional. Este trabalho, de planejamento de carreira, trata maior clareza aos seus objetivos e, consequentemente, a pessoa se sentirá mais autoconfiante para tentar realizá-los.

Concluindo, o grande papel dos objetivos profissionais não está baseado tanto na certeza de sua execução, mais muito mais, no seu caráter motivador intrínseco que inspira as pessoas. O sentimento de auto-realização advém muito mais do percurso trilhado para realizar um objetivo, que do simples fato de atingi-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário