quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O dilema das aulas particulares_5/5


Por Daniela Macedo – daniela.macedo@abril.com.br
Revista Veja, 11 de Abril, 2012 – pgs 116 a 118



Estudar por lazer

Parece sonho, mas alguns alunos gostam, e muito, de estudar. Quando há facilidade em aprender e interesse maior da criança por uma matéria específica, os pais chegam a um (agradável) impasse: investir no talento do filho com atividades relacionadas à disciplina preferida, ou abordar outras áreas do conhecimento a fim de manter o equilíbrio? Segundo os especialistas, todo incentivo é bem-vindo. Ou seja, se a criança gosta de literatura, de fato vale estimular o escritor potencial que há nela. Mas não sem antes considerat algumas questões;

- É importante garantir que a acriança tenha um tempo reservado às brincadeiras, sem responsabilidade de cumprir horários e tarefas

- Os pais não devem descuidar das outras áreas acadêmicas,. Ou seja, as atividades extras não devem sobrecarregar a criança nem afetar as notas de outras disciplinas.

- O ideal é diversificar, mesmo que dentro da área de interesse da criança. Se ela demonstra fascínio pelas aulas de artes, pode frequentar cursos de desenho, pintura e música. Para as que têm facilidade em matemática, há curso de informática, robótica e até aeromodelismo.

- Ensinar os colegas de escola que precisam de uma mãozinha na matéria é um excelente exercício, já que criar explicações para fazer o outro entender reforça o conhecimento. Também para o amigo-aluno há vantagens. “É mais fácil aprender quando se é ensinado por alguém da mesma idade”, diz a psicopedagoga Neide Noffs, da PUC-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário