segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O dilema das aulas particulares_1/5


Por Daniela Macedo – daniela.macedo@abril.com.br
Revista Veja, 11 de Abril, 2012 – pgs 116 a 118


O baixo rendimento de um aluno ao longo do ano consuma levar a família a una corrida contra o tempo, para que ele não perca o ano letivo, sobrecarrega-se o filho com aulas particulares no quarto bimestre.

A atitude, porém, é reprovada pelos especialista em educação. Além da pressão psicológica e do cansaço físico que acarretam, as aulas particulares podem enfraquecer o compromisso da escola com o ensino. “Não mais do que 3% a 7% das crianças apresentam alguma dificuldade real de aprendizado – decorrente, por exemplo, de problemas de visão ou audição, dislexia ou algum tipo de comprometimento neurológico”, diz Silva Colello, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
Fora esse universo restrito, cabe à equipe pedagógica da escola atender de forma eficaz os alunos com diferentes ritmos de aprendizado, elaborando estratégias de ensino diversificadas e oferecendo plantões ou aluas de reforço. 

A seguir, especialista comentam os pontos que deem ser avaliados quando as notas vêm baixas.

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