sexta-feira, 31 de agosto de 2012

QI e Inteligência Emocional: Tipos Puros_2/2


Do livro: Inteligência Emocional – Daniel Goleman, PhD – Editora Objetiva – pg. 56/58

As mulheres de alto QI puro têm a esperada confiança intelectual, são fluentes no expressar suas ideias, valorizam questões intelectuais e têm uma ampla gama de interesses intelectuais e estéticos. Também tendem a ser introspectivas, inclinadas à ansiedade, à ruminação e à culpa, e hesitam em exprimir sua raiva abertamente (embora o façam de maneira indireta).

As mulheres emocionalmente inteligentes, em contraste, tendem a ser assertivas e expressam suas ideias de um modo direto, e sentem-se positivas em relação a si mesmas; para elas, a vida tem sentido. Como os homens, são comunicativas e gregárias e expressam de modo adequado os seus sentimentos (não, digamos, em ataques de que depois se arrependem): adaptam-se bem à tensão . O equilíbrio social delas permite-lhes ir até os outros. Sentem-se suficientemente à vontade consigo mesmas para ser brincalhonas, espontâneas e abertas à experiência sexual . Ao contrário das mulheres de puro alto QI, raramente sentem ansiedade ou culpa, e tampouco mergulham em ruminações.

Esses perfis, claro, são extremos - todos nós mesclamos QI e inteligência emocional em graus variados. Mas oferecem uma perspectiva instrutiva do que cada uma dessas dimensões acrescenta, separadamente, às qualidades de uma pessoa. Na medida em que a pessoa tem tanto inteligência cognitiva quanto emocional, essas imagens de fundem. Ainda assim, das duas, é a inteligência que contribui com um número muito maior das qualidades que nos tornam mais plenamente humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário