sexta-feira, 1 de junho de 2012

Prática de Yoga traz benefícios Afetivos e Cognitivos, aponta estudo brasileiro_3/3


por Alexandre Gonçalves / Mariana Lenharo / Jornal da Tarde

No aspecto emocional, o yoga ensina a permanecermos serenos e positivos diante da vida e a respirarmos da maneira correta mesmo nos momentos de estresse. Nos ensina que o equilíbrio é sempre a melhor solução. Dai até pôr tudo isso em prática, ainda é um longo caminho que estou só começando a percorrer.

Efeitos

Concentração melhora, dizem praticantes

Eles também afirma que, com o yoga, passaram a ter maior controle emocional.

Os benefícios da prática do yoga ligados ao cérebro estão entre os principais motivos que levam as pessoas a se interessar pela modalidade.

A afirmação é do professor de ioga José Luiz Jabali Coradi, de 41 anos. Para ele, os resultados do estudo desenvolvido no Instituto do Cérebro não são surpresa, mas algo que já é observado no dia a dia dos praticantes.

“O primeiro objetivo do yoga é ativar o cérebro. Isso é feito durante a aula por meio da respiração, da concentração e dos mentalizações”, explica.
Corradi lembra que o yoga funciona como uma preparação para a meditação: o alongamento, a estabilidade e a resistência física treinados na prática são essenciais para os que pretendem permanecer sentados e imóveis durante alguns minutos para meditar.

“O aluno vai ter mais facilidade para meditar no fim da prática de yoga. Como já passou a respirar corretamente, alongou-se, acalmou-se e se cansou um pouco também, a mente e o corpo estão mais tranquilos e preparados”, diz.

Consequências

Entre os praticantes do yoga, os efeitos mentais mais citados são o aumento da concentração e o maior controle emocional.

A relações publicas Maria Lúcia Vieiras de Carvalho Zaidan, de 26 anos, começou a frequentar aulas de yoga há três anos. Um dos principais motivos que estimularam a trocar a academia pela ioga foi a questão do autocontrole abordado nas aulas.

“A mente fica mais calma, você passa a se policiar mais no dia a dia para respirar, para organizar a cabeça e, principalmente, fazer com que você saiba o que está pensando”. Para ela, isso é o mais importante: prestar atenção em si próprio.

Já a arquiteta e artista plástica Verônica Dubin, de 40 anos, conta que as principais diferenças que sentiu depois que começou a praticar yoga foram em relação ao aumento da flexibilidade e do tônus muscular.

Além disso, ela também se tornou uma pessoa mais calma. “Sinto que você consegue disciplinar sua mente em horas de estresse. É a prática do yoga não só física, mas mental”, diz.
Corradi diz que grande parte dessa calma relatada pelas alunos vem da respiração correta. “Primeiro, é preciso levar o ar ao lugar certo. Se estou usando só 10% da capacidade do pulmão, vou ter de acelerar muito. É como uma fábrica funcionando várias vezes para produzir pequenas quantidades de energia”.

Quando se aumenta a capacidade respiratória, segundo ele, aumenta-se a circulação e também a energia para as atividades do organismo. Ele também lembra dos benefícios morais proporcionados pela ioga. “Gera gentileza, compreensão, bem-estar. É uma prática extremamente antidepressiva, que leva as pessoas a conviverem melhor com as outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário