sexta-feira, 20 de julho de 2012

Quietos sim. E daí?_2/8


Por Susan Cain – Escritora e Consultora empresarial formada em direito pelas Universidades de princeton e Harvard. Este artigo foi adaptado do original “O Poder dos Quietos” (Agir, 2012) com a autorização da Editora.

Da revista Mente & Cérebro n° 233, Junho/2012

Apesar de descobertas animadoras, esses pesquisadores, auxiliados pela tecnologia mais avançada, fazem parte de uma longa tradição. Poetas e filósofos têm pensado sobre retraídos e expansivos há séculos. Os dois tipos de personalidade aparecem na Bíblia e nos escritos de doutores gregos e romanos. Alguns psicólogos evolucionistas dizem que a história desses comportamentos vai muito além: também o reino animal apresenta “introvertidos”e “extrovertidos”: em linhas gerais, peixes estariam no primeiro grupo e macacos, no segundo. Sem os dois estilos de personalidade – ou sem outros pares complementares como masculinidade e feminilidade, Ocidente e Oriente, por exemplo -, a humanidade seria irreconhecível, e imensamente diminuída.

Veja a parceria de Rosa Parks e Martins Luther King. (Ver próxima postagem no dia 23 /07/2012). Um formidável orador recusando-se a ceder seu lugar em um ônibus não causaria o mesmo efeito de uma mulher modesta que claramente preferiria se manter em silencio. Mas Rosa não teria o necessário para eletrizar uma multidão se tivesse tentado se levantar e anunciar que tinha um sonho. Mas com a ajuda de Luther King, ela não precisou fazê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário