sexta-feira, 27 de julho de 2012

Quietos sim. E daí?_5/8


Por Susan Cain – Escritora e Consultora empresarial formada em direito pelas Universidades de princeton e Harvard. Este artigo foi adaptado do original “O Poder dos Quietos” (Agir, 2012) com a autorização da Editora.

Da revista Mente & Cérebro n° 233, Junho/2012


Gostamos de acreditar que prezamos a individualidade, mas muitas vezes admiramos um determinado tipo de indivíduo – o que fica confortável sendo o centro das atenções. É claro que toleramos solitários com talento – desde que fiquem incrivelmente ricos ou que prometam fazê-lo. Afinal, a introversão – com suas companheiras sensibilidade, seriedade e timidez = é hoje, um traço de personalidade considerado de “segunda classe”, quase uma patologia. Já a extroversão parece ser um estilo de personalidade bem mais atraente, muitas vezes transformado em um padrão opressivo que a maioria de nós acha de que deve seguir.

Esse ideal tem sido bem documentado em vários estudos, apesar de essa pesquisa nunca ter sigo agrupada. Pessoas loquazes, por exemplo, são avaliadas como mais esperas, mais bonitas, mais interessantes e mais desejáveis como amigas. A velocidade do discurso conta tanto quanto o volume: a maioria das pessoas tende a considerar mais competentes e simpáticos aqueles que falam rápido. Em pesquisas, aplica-se a mesma dinâmica: os que se mostram eloquentes são considerados mais inteligentes que os reticentes, apesar de não haver nenhuma correlação entre o falatório e boas ideias.

Até a palavra “introvertido” ficou estigmatizada. Um estudo não publicado, realizado pela psicóloga Laurie Helgoe, professora-assistente do departamento clínico da Escola de Medicina da Universidade West Virginia, mostrou que os retraídos (e muitas vezes tímidos) descrevem sua própria aparência física com linguagem vívida. Usam expressões como “olhos verde-azulados”, “exóticos”, “maçãs do rosto salientes”, mas quando solicitado que descrevam sua forma de ser, em geral apresentam uma imagem insossa e até desagradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário