quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O que a Psicopedagogia faz?


A psicopedagogia estuda a estrutura do pensamento. Quando detecta falhas, deve trabalhá-las até obter resultados positivos. Os maiores problemas estão com a escrita, leitura e organização nos estudos.

Ao ir mal na escola, a criança ou adolescente fica com o auto-conceito em baixa, refletindo isso nas relações com os amigos e a família. Buscar ajuda é um grande passo.

Diferentes situações podem prejudicar o processo de aprendizagem, como perdas (morte de alguém querido), deficiências físicas (como surdez), separação dos pais, etc. A criança que não aprende tem um sintoma e cabe ao psicopedagogo saber as causas.

Crianças com dificuldades maiores trazem tensões para aprender, apresentando intolerância, hiperatividade, medo de arriscar no novo e falta de concentração.

Também pode haver um conflito com a metodologia de ensino. A rotatividade de professores ou faltas excessivas deles acaba refletindo no desempenho do aluno, que perde o conteúdo e sente-se desestimulado. Nem sempre a escola está adequada ao universo da criança ou do adolescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário