segunda-feira, 25 de março de 2013

Hormônios_7/8


por Adriana Dias Lopes e Natália Cuminale – Revista Veja – 22.08.2012

SACIEDADE

Leptina – Ao contrário da grelina, a leptina é o hormônio do comedimento alimentar.Produzida pelas células de gordura, ela ativa as regiões cerebrais da sociedade. Por mecanismos ainda não completamente desvendados pela ciência, os obesos não respondem à ação da leptina. Um dos estudos mais fascinantes sobre o hormônio foi conduzido por pesquisadores da Universidade Rockefeller, nos Estados Unidos: pessoas com baixos níveis do hormônio têm uma predileção especial por doces.

SONO

Melatonina – Secretado na ausência de luz solar, a melatonina é o hormônio do sono. Ela faz com que o organismo passe a funcionar em ritmo mais lento, sem o qual o repouso noturno é inviável. Vários trabalhos científicos já relacionaram a baixa produção de melatonina a alterações de humor e comportamento agressivo.

PAZ E AMOR

Oxitocina – É um dos poucos hormônios produzidos no cérebro. Por isso, é também uma das substâncias que mais impactam o comportamento humano. Ela é o hormônio da paz e do amor. Até a década de 80, a oxitocina estava associada a dois processos fisiológicos envolvidos na maternidade: as contrações uterinas no momento do parto e a liberação de leite na amamentação. Hoje já se sabe que o hormônio ativa as regiões cerebrais relacionadas a sensações de autoconfiança, vínculos de afeto e relaxamento.

TPM

Progesterona – Se há um culpado pelas crises mensal de choro, mau humor e irritabilidade de uma mulher em TPM, ele é a progesterona. O hormônio atinge seu ápice no fim do ciclo menstrual. É a lógica evolucionista: a mulher se torna irascível de modo que os homens se afastem e ela possa se dedicar à gestação. Progesterona vem do latim pro gestare, a favor da gestação.

VIGOR MASCULINO

Testosterona – Produzida em quantidades trinta vezes maiores nos homens, a testosterona é o hormônio que determina o desejo sexual e as características físicas do sexo masculino. Por isso, eles têm mais músculo, falam mais grosso, têm ossos mais fortes e são mais peludos. Em excesso, o hormônio deixa tanto os homens quanto as mulheres mais agressivos, desconfiados e egocêntricos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário